Pin It button on image hover

A Esperança no Container: a Besta Transformado no Belo


Apesar da expressão poética e romanticamente agressiva do título, temos que convir que realmente é isto que ocorre quando se olha para os containers sem utilização localizados nos portos e algumas terras em beiras de rodovias. Alguns com amassados, avariados e com a pintura desgastada pelos anos de uso. Uma "besta" metálica.

Quem vê não imagina quão gloriosas mercadorias já transportou, quanta extensão de mares já cruzou e quantas tempestades já enfrentou. Sobrevivente e deixado de lado pelas exigências e normas navais, agora fadado a se tornar um equipamento de uso qualquer.

Aí é que entra as cabeças pensantes e criativas que se esforçam para transformar a besta no belo.O que se tem notado, é que não apenas arquitetos, designers ou projetistas estão se dando conta do potencial arquitetônico do container, como pessoas comuns que, devido a sua modularidade e resistência ímpar, permite uma enorme gama de revestimentos internos e externos e construções híbridas.

Em São José, na Costa Rica, uma pequena casa feita de contêineres reciclados ilustra como o design pode ser um importante dispositivo proporcionando conforto, com um orçamento muito baixo! É a regra básica do: menos é mais!

A incrível metamorfose arquitetônica foi possível graças a utilização de dois containers de 12 metros. Suspensos do chão por fundações de concreto, foram espaçados lado a lado para originar um corredor entre os dois. Este corredor permitiu uma excelente distribuição dos ambientes, acesso e amplitude do tamanho da casa.

Utilizando-se de duas escadas pré-fabricadas de concreto, o resultado é um incrível espaço de 93 m²! A cor laranja brilhante, ressalta um pouco da natureza logística da "besta", muito bem equilibrada com paredes brancas, vidros e pavimentos de madeira. A casa custou US$ 40 mil.

É a incrível capacidade humana de tornar o feio em belo, agregando conforto, sustentabilidade e economia.

Se preferir, clique nas imagens abaixo para ampliar!

Se gostou deste artigo, pode ser que se interesse por:


























Via: Busyboo

4 comentários:

  1. quanto custa para fazer esse projeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, nós não fornecemos projetos ou construção, mas por favor, dê uma passada no site www.brsete.com e verifique no Mapa do Container e procure por fornecedores em sua região. Abraço

      Excluir