Pin It button on image hover

10 Contêineres que Utilizam Energia Solar Limpa

Um dos melhores "casamentos" ou combinações da sustentabilidade é sem dúvida: container + energia solar.   Para isso, a Container SA criou uma lista de aplicações interessantes. Boa leitura e aproveite as ideias!


Space (+ imagens abaixo)
Vamos começar com o container Space, uma espécie de escritório-base que serve como um gerador de energia solar emergencial e sustentável. Com um design moderninho, este contêiner de 20 pés possui sistema solar de 4 kW e pode produzir 20 kWh por dia ou o equivalente a três galões de óleo diesel por dia de um gerador convencional. Possui uma bateria selada AGM independente, na qual serve como back-up para cinco dias. Muito interessante para canteiro de obras, eventos, situações de emergência, consultórios, quiosque de segurança, plantão de vendas e treinamento portátil.

Como se sabe, os contêineres são produzidos para viajar em condições extremas e sua construção é robusta. O Space tem segurança para suportar ventos com força de furacão e pode operar em movimento. A instalação leva apenas meia hora para torná-lo operacional.


O preço de uma unidade de quase seis toneladas começa em US$ 58 mil. Apesar do preço alto, o custo  benefício está  muito mais na conveniência, no ruído praticamente nulo e sem queima e armazenagem de inflamáveis.

Outro caso, bem mais simples e econômico, é o caso do container Reetainer, um produto com foco de promover o reaproveitamento de itens descartados. Foi utilizado um container de 20 pés e foi instalado porta bi-fold, telhado verde e painéis solares para energia elétrica básica. A ideia não é estilizar muito o contêiner e sim deixá-lo com a aparência apelativa à sustentabilidade.

A empresa British Gas também viu no "container solar", a oportunidade de promover através de feiras e eventos a busca pela eficiência energética, incentivando a redução do carbono nas residências.

A Tactical Shelter fornece containers-abrigo para campos de batalha com sistemas solares, eólico e células de combustível. Além da economia de combustível, a tecnologia facilita a logística pois reduz drasticamente a necessidade de reposição e o transporte de combustível. O diesel pode ser adaptado para ser utilizado como back-up

Um dos meus preferidos é o container baby de 10 pés que utiliza sistema solar e eólico para purificar água e disponibilizar para comunidades carentes este bem precioso. O purificador em container é capaz de purificar oito mil litros de água por dia, sem combustível ou gerador. Sua principal aplicação é áreas que sofrem catástrofes, no entanto, pode-se utilizar para áreas rurais e também como dessalinizador. O equipamento utiliza oito filtros em série e membranas de osmose inversa, capazes de tornar água salgada, com bactérias, vírus e mesmo produtos perigosos, em água potável. Ele está preparado para suportar as mais severas condições, inclusive desertos.

Um projeto excelente é a Clinic In A Can, a clínica container de 40 pés é uma unidade médica totalmente alimentada por energia solar e o melhor, sem fins lucraticos. O sistema abastece três ambientes com ar-condicionado, iluminação e os equipamentos médicos. Em dias nublados a clínica tem capacidade para operar três dias sem necessidade de energia solar. Este equipamento já foi utilizado nos Estados Unidos após o furacão Katrina e depois foi enviado para o Haiti e mais três enviados para o Sudão. 

Poderosas da tecnologia também tem investido na causa. Uma ação de marketing inteligente da Samsung foi unir educação com fontes de energias renováveis, o Solar Powered Internet School, localizado na África do Sul, incentiva e promove a criação de escolas auto-sustentáveis e com conectividade 100% à internet. O principal foco é atender crianças em áreas rurais. O container de 40 pés tem capacidade de gerar energia por nove horas por dia. A lotação é para 21 alunos e não precisamos dizer que, os notebooks e a tecnologia solar, é da Samsung.

Já a Panasonic aproveitou um evento da Cruz Vermelha na Indonésia e lançou seu "Life Innovation Container", capaz de operar três dias sem luz solar, o sistema possui 18 módulos solares que carregam 48 baterias de chumbo, gerando em média 6,7 kWh. Como a maioria das soluções, a aplicação é para áreas remotas, com difícil acesso à eletricidade e em casos de catástrofes. O equipamento foi utilizado com sucesso após o tsunami ocorrido no Japão.

Clique nas imagens abaixo para ampliar!

Se se interessou por este artigo, talvez queira ver:



Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Reetainer

Reetainer

British Gas
Tactical Shelter

Tactical Shelter

Purificador de água baby



Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Solar Powered Internet School

Solar Powered Internet School

Solar Powered Internet School

Life Innovation Container

Life Innovation Container

Life Innovation Container

Life Innovation Container

Fonte: Triplex Dreams, Adaptive Container, Smye Holland, Reestore, Fire Fly, Tactical Shelter, Ecofriend, Clinic In Can, Samsung Village, Digital Trends.

Nenhum comentário:

Postar um comentário