Pin It button on image hover

Vender Casa Popular Feita com Container. Viável ou Não?

Afinal, uma casa popular, utilizando container em desuso, é comercialmente viável? 





Esta é uma pergunta frequente que empreendedores do ramo imobiliário fazem a mim. Costumo dizer "Sim, é possível". Agora se é ideal? Depende do caso.

Se tomarmos como parâmetro comercial as exigências de um banco renomado como a CEF, de uma casa popular, teremos que atender basicamente as seguintes condições: 36 m² (sem as paredes), pé-direito de 2,3 m para banheiro e 2,5 m para demais ambientes e uma largura mínima para o quarto de 2,4 m.

Para sabermos se realmente é viável, dependerá de alguns fatores para tomar a decisão correta, que são eles:

1) Quanto a Área
2) Quanto à Altura (pé direito)
3) Quanto ao Custo
4) Quanto ao Benefício
5) Quanto a possibilidade de Financiamento

Ei, psiu! Para você que é assinante do Gestor, acesse este Dica Chave Nº03/14 completa explicando cada um destes fatores!

Se você se interessou por casas container, talvez queira ver estes artigos:


9 comentários:

  1. CASAS ASSIM JÁ ESTÃO SENDO FEITAS NO BRASIL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Já existem diversas por aí. Abraço

      Excluir
  2. Pelo o que ando pesquisando as casas de conteineres são a tendência,e o futuro,só tende a dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Andre, obrigado pelo seu comentário. Também acreditamos nisto. O container e/ ou sua arquitetura modular pode ser combinada para resolver muitos problemas habitacionais ou de alternativa de baixo impacto ao meio ambiente. Abraço

      Excluir
  3. Eu gostaria de tentar, eu mesmo, fazer uma. Onde será que eu poderia encontrar containers aqui no Rio de Janeiro? Qual seria o procedimento correto para fazer a descontaminação de um container usado? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito dos nossos assinantes do Portal Br7 fizeram e estão fazendo por conta própria. Para uma descontaminação é necessário um processo de higienização, muitas vezes simples. As empresas não podem vender containers com elementos "tóxicos". Containers de modo geral transportam cargas secas, alimentos e produtos químicos (não tóxicos). Assine uma de nossas assinaturas e tenha acesso a mais informação no http://www.brsete.com. Abraço

      Excluir
  4. Minha duvida é....Construi uma casa de container, passado 4 ou 5 anos, resolvi vender, por N motivos que nao vem ao caso.
    E ai, o valor de venda é a mesma que uma casa de alvenaria com essa metragem?
    Consigo vender ela pelo menos pelo mesmo preço que gastei?
    Será que uma casa de container não demoraria bem mais para vender, havendo ai até um certo preconceito?
    Minha preocupação é só essa, na venda, pois a gente nao sabe o dia de amanha, posso ter que mudar de cidade, querer morar num condominio fechado, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, depende de como será seu projeto. Se for fazer uma residência permanente (fixa), aconselho desenvolver um projeto que utilize o container com foco em estrutural e alternativas híbridas em conjunto. Será um projeto normal, que utiliza aço de container/ módulo em sua estrutura construtiva. Irá revender conforme o mercado/ valor do imóvel. Se for uma casa container temporária e totalmente característica e com ambientes com módulos bem definidos, pode ser mais fácil vender os módulos separados e sem o terreno, por exemplo. Acredito que o valor investido você recupera, pois existem muitas empresas que compram para transformar em loja container, escritório, outra casa, etc. Tudo depende do mercado. A casa (com terreno) valoriza, já um equipamento, como o container e um veículo por exemplo, podem desvalorizar com o tempo. Depende da oferta/ demanda do mercado. Veja o custo x benefício de investir e se tiver algum ganho neste prazo de 5 anos, mesmo revendendo-o por 50-70% do valor investido, já pode ser um bom negócio. Abraço

      Excluir