Pin It button on image hover

Container Marítimo para Armazenagem e Estoque - Parte I

O container marítimo tem sido uma excelente alternativa funcional para empresas no mundo todo. Solução temporária ou permanente para empresas de pequeno à grande porte, elas já tem se beneficiado com este eficiente meio de armazenagem e estoque. O container não é Bombril mas tem 1001 utilidades (acredito que até mais), conheça algumas delas. 

Exemplo de armazenagem alternativa de materiais
Iniciando uma série de três artigos, vamos começar falando sobre algumas aplicações do container na armazenagem de materiais.

Mudanças residenciais ou reformas
1) Armazenagem de Móveis, Eletrodomésticos e Eletrônicos

Existem empresas que fornecem serviços de locação de espaço. Ideal para reformas de casas e apartamentos, pode-se armazenar móveis, roupas, utensílios e documentos no container. Algumas empresas inclusive deixam o container "estacionado" na frente da casa ou mesmo no pátio para os proprietários se organizarem com tempo, seja para carregar como descarregar o container, ou seja, ele fica praticamente inviolável, chaveado e cadeado. No caso de ficar em um galpão, possuem lacres numerados e vigilância 24 horas.

Isto tudo pode ser bem melhor do que uma transportadora "despejando" os móveis, caixas e mais caixas pelo caminho. O container é extremamente reforçado, sendo muito seguro para guarda de móveis e até veículos de luxo, se for o seu caso. Conheço uma empresa de grande porte, que promove eventos no litoral e que, nos demais dias do ano, guarda todos os equipamentos e móveis em sua sede, dentro de containers. Em dezembro, contratam a transportadora que leva o container até a praia e só retornam com o mesmo estufado no final da temporada. A empresa economizou muito dinheiro com esta ação, pois não precisou construir um depósito novo e o container já serve como uma "mega embalagem" facilitando a logística.

Algumas empresas leiloam ou fazem venda direta de móveis e eletrônicos que são considerados inservíveis, o container é uma excelente alternativa de transição até a venda de todos os lotes.

Arquivo inativo em container
2) Armazenagem de Documentos e Mídias

Dificilmente existe um meio mais seguro, empilhável e econômico do que um container reciclado, sendo assim, o container é ideal para empresas que fazem Gestão Eletrônica de Documentos (GED) como a digitalização de documentos impressos, contratos, desenhos e planilha. A guarda física destes documentos (arquivo morto ou inativo), microfilmes, backups digitais em meios físicos como HD's, precisam ser guardados com segurança. Manter estes dados em segurança é de suma importância, administrativa, jurídica e até legal. 


Internet Archive
3) Armazenagem de Livros e Publicações

Com cada vez mais conteúdo disponível na web, a exemplo de esforços como do Google de tornar tudo on line, e a ampla variedade de aparelhos e tablets que facilitam este tipo de literatura virtual, a guarda de livros raros ou que poderão se tornar raros está sendo preocupação para diversas entidades e bibliotecas públicas. Esta situação chamou atenção de Brewster Kahle, um pioneiro da web, que criou uma empresa sem fins lucrativos chamada Internet Archive. Desde 1996 ele e um exército de voluntários, tentam salvar pelo menos um exemplar físico, escaneando e armazenando em containers marítimos que tem capacidade média de 40 mil livros identificados, paletizados com filme plástico (stretch) e colocados em ambiente com clima controlado. Atualmente são mais de 500 mil exemplares assegurados, sendo que o galpão tem capacidade para cerca de um milhão de livros, número baixo considerando os mais de 130 milhões de livros que os engenheiros do Google já digitalizaram. A meta é chegar a 10 milhões de livros armazenados, o equivalente a uma grande biblioteca universitária.

Exército americano utilizando container na armazenagem
4) Armazenagem de Peças, Insumos e Ferramentas

Conheço muitas empresas que priorizam o espaço para aumentar linhas de produção ou que não dimensionaram os estoques para demandas maiores. O uso de containers é muito interessante para estas situações, sejam temporárias ou permanentes. Algumas empresas locam estas estruturas, não sendo necessário imobilizar bens e sim apenas alugar e jogar o valor na despesa variável. Militares de países do primeiro mundo, já utilizam containers para armazenar peças, insumos, acessórios, alimentos, equipamentos e armamentos há dezenas de anos. 

Armazenagens de inflamáveis fica mais segura
5) Armazenagem de Químicos e Inflamáveis

Muito aplicável para guardar produtos químicos e inflamáveis. Seja na forma de vidros, potes, tonéis ou cilindros. Algumas legislações e normas inclusive exigem um tipo de armazenagem separada e isolada, seja por segurança, como também por ser controlado pela Polícia Federal. 

Na Parte II desta série, falamos sobre o uso de:

  • Containers marítimos, qual utilizar na armazenagem
  • Elétrica e Rede
  • Iluminação
  • Aberturas
  • Porta de Correr
  • Prateleiras e/ ou Armários Móveis
  • Prateleiras Fixas
  • Cantilever
Na Parte III falamos de:
  • Sistema de Ventilação
  • Sistema de Climatização
  • Sistema de Refrigeração
  • Rampa de Acesso
  • Revestimentos e Acabamentos
  • Gaiola ou Grade de Segurança
  • Câmera de Vigilância e Alarme
  • Escadas e Passarelas
  • Dessecantes
  • Banheiro

Fontes: Br7, Portable Storage Containers, Mobile Mini, Super Cubes, Pnw Group, Container West, Advanced Container, Container USA, Crafts Man Industrial, Swing Lift USA, Arizona Storage Rental, Kudas Industries, AAmerican, CCan Store, ABC Containers, USA Containers, Instructables, Eagle Leasing, Container Tech, Insta Space, Customize My Container, Container Alliance, Coast Storage, US Chemical Storage, PR Web, Pac Van, Container Brackets, Bell Container, AUSA, Wayne Clark, Dainton, Big Steel Box, Fox News, Business Magnet, Rural Containers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário