Pin It button on image hover

Container Marítimo para Armazenagem e Estoque - Parte II

Esta é a continuação da série "Container Marítimo para Armazenagem e Estoque", se você não viu a primeira, veja aqui. Neste artigo iremos compartilhar alguns componentes e acessórios importantes para containers de armazenagem. Lembrando que este tipo de equipamento pode ter diversas configurações. Listamos algumas que podem ser ou não combinadas para atender determinada necessidade.

Exemplo de container para armazenagem de documentos

CONTAINER MARÍTIMO: em uma armazenagem simples pode ser utilizado apenas o "casco" dos containers de 3 metros (baby), 6 metros ou de 12 metros do tipo comum (dry), em alguns casos o refrigerado (reefer) deverá ser utilizado. O container pode receber acessórios ou modificações. Serve para armazenagens básicas, complexas e até militares. Pode ser empilhado e/ ou conectado, podendo receber materiais avulsos, em prateleiras ou paletizados, por exemplo. Abaixo algumas das inúmeras aplicações: 
  • Canteiros de obra (amplamente visto por aí);
  • Almoxarifado e estoque de peças, componentes, ferramentas, insumos, material de limpeza, EPI's, uniformes;
  • Estoque de inflamáveis, químicos e materiais controlados pela Polícia Federal;
  • Armazenagem temporária de móveis, cadeiras, armários, eletrônicos e eletrodomésticos; 
  • Armazenagem de documentos e backups (arquivo morto/ inativo);
  • Estoque de alimentos perecíveis para feiras e eventos itinerantes.

ELÉTRICA E REDE: deve-se considerar pontos de energia caso, em algum momento, seja necessário a utilização de iluminação, climatização, informática, eletrônicos e ferramentas, assim como acesso à rede da empresa ou internet. Dependendo da frequência e uso, a boa e velha extensão, com tomada e/ ou lâmpada na ponta, resolve o problema.


Uma área iluminada é ideal para acessos frequentes
ILUMINAÇÃO: ideal para acessos frequentes e/ ou trabalhos noturnos. Também para acesso de materiais disponibilizados em pequenas caixas, identificados com etiquetas e com grande volume de itens (part numbers). Não queira fazer um inventário na penumbra ou no escuro! Na pior das hipóteses, utilize uma lanterna! Mas se o container estiver entupido de material até o teto e porta, pouca diferença vai fazer a iluminação.

Pontos de iluminação em frente das prateleiras ajuda na separação e auditorias (inventário)
Portas e janelas permitem uma condição melhor de trabalho
ABERTURAS: instalar portas e janelas em um container tem duas aplicações básicas, para estação de trabalho em conjunto, como por exemplo, uma área de separação, registro de dados em PC, entrega de materiais por balcão (mini almoxarifado) e/ ou para facilitar o acesso a determinados pontos do container. Imagine um container de 12 metros atulhado de materiais e o que você quer está bem no meio (já me ocorreu e não queiram passar por isto!). Em alguns casos, portas podem servir de "baias" para liberar materiais segmentados ou utilizados por setores diferentes.

Portas laterais permitem acesso aos materiais em qualquer parte do container
Portas amplas permitem o acesso e retirada de materiais de grande porte
PORTA DE CORRER (roll up): inserir uma porta de correr pode ser bem interessante para ter acesso rápido a determinada área do container, além disso, poderá ficar próximo a corredores e passarelas pois a porta não ocupa espaço no momento da abertura, principalmente se tiver dois ou mais pisos. Pode ser colocado na parte da frente do container (sim, a parte da frente é aquela onde não existem as portas) ou nas laterais. Mas não é simplesmente sair colocando a porta de correr, este acessório requer um reforço estrutural. Este tipo de porta é muito comum em empresas que locam espaços, sendo sua abertura fácil e leve, qualquer pessoa, inclusive sem experiência, irá movimentá-la sem problemas.

Exemplo de porta roll-up

Prateleiras móveis
PRATELEIRAS E/ OU ARMÁRIOS MÓVEIS: práticos, permitem um layout mais flexível, no entanto, se o peso dos objetos não for bem balanceado, podem ocorrer tombamentos, ainda mais se o piso tiver rachaduras, buracos ou desnivelamento. Dependendo da situação podem ser fixados no piso ou as prateleiras podem ser fixadas entre si. Lembrando que o container não deve ser movimentado, caso contrário, pode ir tudo para o chão. Entra aqui também, o uso de armários, balcões e bancadas, que facilitam uma separação ou identificação, por exemplo.


Prateleira móvel padronizada, permite diversos ajustes de altura

PRATELEIRAS FIXADAS NO CONTAINER: conforme o tipo de produto, pode ser uma excelente solução, ainda mais se existe a necessidade de padronização do layout. Cada prateleira tem uma capacidade de carga e deve-se respeitar isto. As prateleiras podem ter estantes de madeira ou metal, fixas ou móveis. Visualmente este tipo de prateleira é mais agradável, dando uma versatilidade na armazenagem de materiais de tamanhos e composições diferentes.

Prateleira fixada diretamente no container com estantes de madeira móvel
Prateleira com estantes metálicas para armazenagem de produtos químicos
CANTILEVER FIXADO NO CONTAINER: são pequenos braços encaixadas ou anexados à um único ponto, de preferência metálico, fixado na parede do container. Permitem um armazenamento paralelo ao comprimento do container, com acesso rápido ao material, podendo ser inclusive ergonômico. Ideal para materiais longos, como barras, perfis, tubos, canos, chaparias, etc.

Cantilever armazenando tubos metalicos

Na Parte III desta série, daremos continuidade e falaremos de outras configurações em containers para uso na armazenagem.

Abaixo seguem mais algumas imagens que poderão lhe auxiliar na escolha de acessórios e componentes do seu armazém/ almoxarifado utilizando containers.

Aberturas podem facilitar o acesso e também ser utilizado como estação de trabalho

Aberturas podem facilitar o acesso e também ser utilizado como estação de trabalho

Aberturas podem facilitar o acesso e também ser utilizado como estação de trabalho

Aberturas podem facilitar o acesso e também ser utilizado como estação de trabalho
Porta roll-up pode ser uma excelente solução para layouts complicados ou para facilitar o acesso

Porta roll-up é ótima para locadores de espaços, além de um visual bacana e clean

Porta roll-up dá uma cara nova ao container de armazenagem

Porta roll-up e acabamento na testeira

Porta roll-up interna

Porta roll-up interna

Porta roll-up interna

Exemplo de múltiplas áreas de armazenagem em um único container

Porta roll-up dá cara uma nova

Porta roll-up pequena para um site de locação de espaço
Prateleiras móveis

Prateleira móvel e bancada para separação

Prateleira móvel

Prateleiras e bancada

Prateleiras especiais de aço inox para containers do tipo reefer

Prateleira robusta permite a armazenagem de itens pesados

Prateleiras móveis, ideal para organizar inservíveis

Bancada pode servir para armazenar e fazer identificação e separação de materiais
Prateleiras fixas são ideais para armazenagens longas, onde se sabe exatamente o tipo de material

De madeira ou metal, as prateleiras fixas permitem que as estantes sejam instaladas a qualquer momento

Prateleiras fixas permitem um layout clean

Prateleiras fixas com estantes móveis, ficam bacana quando na mesma cor

Um caso de prateleira bem rústica, neste caso, armazenando barris de uisque

Um caso de aplicação militar italiana, prateleiras fixas combinam muito bem com bins (caixas) de plástico
Prateleira com gaveteiro utilizado pelo exército americano


Exemplo de baias metálicas para gases e inflamáveis, evitam tombamentos
Exemplo de cantilever simples que também pode ser utilizado para pendurar equipamentos
Fontes: Br7, Portable Storage Containers, Mobile Mini, Super Cubes, Pnw Group, Container West, Advanced Container, Container USA, Crafts Man Industrial, Swing Lift USA, Arizona Storage Rental, Kudas Industries, AAmerican, CCan Store, ABC Containers, USA Containers, Instructables, Eagle Leasing, Container Tech, Insta Space, Customize My Container, Container Alliance, Coast Storage, US Chemical Storage, PR Web, Pac Van, Container Brackets, Bell Container, AUSA, Wayne Clark, Dainton, Big Steel Box, Fox News, Business Magnet, Rural Containers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário