Pin It button on image hover

Casa Container de 99 m² utiliza Container de 45 pés

Não muito comum no mercado, o container de 45 pés padrão europeu, possui 13,7 metros de comprimento e, apesar do tamanho, carrega em toneladas a mesma quantidade que um container de 40 pés, a vantagem está no aumento da cubagem, podendo armazenar produtos mais volumosos. Para o transporte, requer carretas especiais extensíveis. Este container marítimo foi a aposta para a arquitetura abaixo.


Design não é o forte do projeto, mas tem bom aproveitamento do espaço
A SAAHC (San Antonio Alternative Housing Corporation) é uma entidade sem fins lucrativos e que desenvolve projetos de habitação e de apoio para comunidades de baixa renda na região do Texas. Sempre buscando inovar em seus projetos, fez uma parceria com uma faculdade de arquitetura e desenvolveu três projetos alternativos e um tradicional para assim comparar alguns quesitos de sustentabilidade, energia e economia de forma científica. 

Paineis laterais, retirados das paredes internas, foram utilizados para esconder estrutura do telhado


As casas foram construídas uma ao lado da outra. Três construções consideradas sustentáveis por utilizarem materiais alternativos, onde está incluída a casa container e nosso foco, e uma construção tradicional americana. Cada casa tem cerca de 99 m² e um custo de aproximadamente 69 mil dólares. A primeira casa utiliza blocos AAC, a outra painéis SIP e a terceira containers reciclados de 45 pés. 


Parte interna com parcial da cozinha e sala (+ imagens abaixo)
Foram utilizados três containers de 45 pés e um deles foi cortado ao meio. O piso de madeira original foi retirado e no lugar foi feito contrapiso de concreto. Na realidade, com esta proposta, pode parecer que os arquitetos e engenheiros estariam indo contra à tendência de modularidade e portabilidade, no entanto, o projeto construtivo em questão tem o foco de comparar construções permanentes sendo o benefício a utilização especifica do container como matéria-prima alternativa e "verde" para a construção civil. Ainda não se tem um relatório conclusivo e comparativo do experimento.

Ei! Psiu! Para você que é assinante de Dicas, não deixe de ver com exclusividade etapas desta construção e algumas curiosidades construtivas em relação à este projeto!  

Mais imagens abaixo, clique para ampliar!

Se gostou deste artigo, pode ser que se interesse por:
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!






Fontes: The Rivard Report, SAAHC, UTSA.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Prezada Fátima, obrigado por comentar!!
      Abraço!

      Excluir
  2. A regularização para receber pisos no pavimento, é da mesma forma numa residência de alvenaria? Obrigado, att: Sandro Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sandro, sugerimos que acesse o site brsete.com pode ser que lhe auxilie em sua dúvida. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, primeiramente parabenizo a "ousadia" e perfeição desse tipo de moradia.... gostaria de saber quanto seria a media de preço de um conteiner de 80m quadrado aqui na na cidade do Recife?
    Obrigado
    att: Well Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well Carlos, nós não fornecemos container. Mas dê uma passada no site www.brsete.com e dê uma verificada no Mapa do Container e procure fornecedores em sua região. Abraço

      Excluir