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Posto de Combustível Container, Tendência?

Quem diria que os famosos postos de combustíveis, com seus tanques "enterrados", um dia estariam disponíveis de forma inusitada sobre o solo? Pois é, a engenharia com container tem se mostrado ilimitada face a tantas aplicações com este incrível equipamento inventado nos anos 30. Este tipo de posto de combustível portátil já é muito utilizado no exterior.

Posto de combustível portátil, tendência?
Os postos de combustíveis portáteis em muitos países já substituem os tradicionais postos de abastecimento de carros e caminhões. Além deste mercado, atende segmentos de marinas (para barcos e iates)  e aeroportos para abastecimento de aviões e helicópteros. Também é uma excelente alternativa para empresas de grande porte que utilizam combustível em seus processos e transportes, assim como atendimentos em locais remotos. 



Apesar de ser baseado no modelo do container de 10 pés a 40 pés, ele tem um especificação muito técnica e uma construção robusta. Possui reforços para o transporte e para atender as normas de segurança. Paredes duplas, indicadores de vazamento, válvulas de alívio de pressão, sensores de calor, segmentos internos para reforço, bomba inclusa, temperatura entre -25°C e 55°C, sistema de pagamento e empilhamento até oito de altura são algumas características deste equipamento modular e transportável.


É interessante lembrar que este tipo de equipamento requer um maior controle de segurança, tanto no reabastecimento do tanque, quanto de layout do posto. Evitar a proximidade com geradores de eletricidade e ter um excelente sistema contra incêndio automatizado, são itens que devem ser considerados no projeto

Lugares remotos são ideais para postos de pequeno porte, inclusive com energia alternativa.
A ideia deste artigo é abordar este novo uso do container, ficando neutro em relação às possíveis desvantagens pois são muito técnicas. No entanto, este tipo de equipamento, futuramente, pode agilizar o sistema de transferência de combustível, não sendo mais um reabastecimento e sim um descarregamento de um módulo inteiro. O que leva cerca de 40 ou 50 minutos pode se transformar em 10 ou 15 minutos e uma disponibilidade maior dos caminhões ou o menor uso destes. O uso remoto também é interessante, assim como o baixo investimento em infraestrutura e consequente redução do combustível. 

Posto de combustível da alemã Minotaur de apenas 10 pés (+ imagens abaixo)
Veja abaixo mais imagens (clique para ampliar). 

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Fontes: Tank System, Kurdish Globe, My Lucinda, Tank Store, Mobile Fuel Station, Zpradodaj.

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