Quem poderia imaginar que o container, uma caixa de metal, se tornaria a vedete da logística mundial?
O container causou uma revolução global que só tinha sido vista antes com a invenção do computador. Essa mudança no comércio mundial trazida pelo container foi responsável por grande parte do desenvolvimento econômico das últimas décadas.

Como surgiu essa “Caixa de Metal Revolucionária”?

Os containers surgiram aproximadamente em 1950, durante a segunda guerra mundial e eram usados para agilizar as operações de transporte ferroviário até os portos e navios. Nessa época os containers mediam oito pés em cada lado.

Foi somente em 1955 que essas medidas do container foram modificadas para 35x8x8 ½ pés, pelo americano Malcom McLean, fundador da Sea Land Service, depois de ter feito a aquisição de 37 navios adaptados para o transporte dessas enormes “caixas de metal”. A partir de então os containers passaram a ser considerados estruturas padronizadas internacionalmente, de formato retangular, normalmente construída em aço, mas que pode também ser de alumínio ou fibra, sendo conhecido como um acessório do veículo transportador e não uma embalagem.

Com certeza McLean não foi o criador do equipamento em si, pois já era utilizado um século antes nas ferrovias inglesas, mas foi seu pensador e introdutor na navegação marítima. Com isso mudou toda a história do transporte, logística, navegação, deslocamento de mercadorias, armazenagem, tempo, custo e, claro, mudando radicalmente o comércio mundial, a economia, o mundo.

E pensar que antes da invenção do container as mercadorias ficavam guardadas em armazéns nos portos, até que chegassem os barcos e esses fossem carregados manualmente, o que gerava um enorme esforço braçal e demandava um tempo absurdo. Os reflexos dessa logística pré-história, por assim dizer, impactavam diretamente nos custos operacionais altíssimos e no fluxo das mercadorias.

Diante desse contexto, podemos dizer que o container trouxe mais agilidade e mudanças consistentes na forma de transporte de produtos, o que reduziu substancialmente os custos logísticos e contribuiu de forma definitiva com o processo de globalização. O aumento do volume de cargas movimentado no transporte marítimo nacional e internacional, a um menor custo, tornou-se uma realidade muito bem vinda para a maioria dos países.

Após a padronização do container, ele se tornou um equipamento transferível a todos os modais de transporte de superfície, com exceção do dutoviário. Essa adaptabilidade do container foi crucial para o manejo de pequenas cargas na transferência intermodal, ou seja, navio x caminhão, e permitiu oferecer uma capacidade de serviço porta-a-porta que antes não era viável. Mediante as grandes demandas do mercado atual, a diversificação de produtos e serviços oferecidos e com clientes cada vez mais exigentes, esse tipo de serviço está em constante crescimento, especialmente em virtude da intensificação do comércio internacional.

Conheça as vantagens de alugar containers para exportação

Containers no Transporte – Por que devo alugar?

Usados para unitização, o container faz o acondicionamento de granéis, cargas consolidadas ou constituídas de peças única, indivisíveis. O contêiner desempenha uma série de funções, dentre as quais as mais relevantes estão à unidade de transporte multimodal, acessório de transporte que protege a carga e contribui no serviço de empilhamento, oferece segurança durante todo o processo e menores custos de armazenamento, transporte e seguro de embalagens.

A locação do container é viável também na operação de agrupamento de caixas principais em uma unidade física, para facilitar o manuseio ou transporte de materiais denominado unitização ou conteinerização. Este conceito inclui todas as formas de agrupamento de produtos, desde colar duas caixas principais, uma unida a outra com fita, até o uso de equipamentos de transporte especializados. Todos os tipos de unitização têm o objetivo único de melhorar a eficiência no manuseio e no transporte.

A partir do momento que foi possível fazer a padronização da carga geral através dos containers, houve o desenvolvimento toda uma nova série de grandes equipamentos especializados em movimentação de carga e também de grandes navios full 5, o que resultou em uma expressiva economia de escala e escopo. As unidades de carga oferecem inúmeros benefícios em relação ao manuseio de caixas principais individuais. Dentre esses benefícios estão o tempo de descarregamento e o congestionamento no destino minimizados. Os produtos embarcados em unidades de carga facilitam o manuseio de materiais. Foi constatado que as unidades de carga utilizam aproximadamente um quinto do tempo necessário para carga ou descarga manual.

Todas essas possibilidades do uso do container são mais do que um bom motivo para fazer o seu aluguel, quando não for possível a compra, que seria o mais recomendado no caso desse ser o seu ramo de atuação.

Geralmente o contêiner pertence a uma companhia marítima. É um equipamento do navio, ou seja, você não precisa comprar o container.
O custo de uso do contêiner já está incluído no valor do frete que o importador, no caso você, vai pagar para transportar sua carga de outro país para o Brasil.

Você cota o valor do frete junto à um agente de cargas, informando para ele as características da sua carga. Informações como peso, cubagem, tipo de embalagem e tipo de produto são necessárias para saber que tipo de container é mais recomendado para seu embarque.

No custo do frete, como disse antes, já estará incluso a disponibilização da caixa de metal, do contêiner para transportar sua carga.

Valores Praticados

Os valores de container variam muito, por conta das condições de mercado. No momento, o valor de frete de um container de 20 pés, que pode levar até 28 metros cúbicos, está em torno de 2400 dólares, da China para o Brasil, porém esses preços mudam semanalmente.

Consigo contratar meio container?

Sim, consegue. Não é necessário pagar ou importar um navio inteiro. Pode utilizar a quantidade que quiser. Contudo, os valores são parcialmente fixos, ou seja, não haverá muita diferença de preço.
Muitos empresários também optam por dividir em grupo, um container para diminui as despesas da importação. E isso é completamente possível e nem tão difícil assim de conseguir.

Para carregar sua mercadoria e dividir seu container com outros negociantes, é só falar com o seu agente de cargas e pedir um “embarque consolidado”. Na linguagem do agente de cargas, isso se chama LCL – Less Container Load.

O ponto favorável é que você não precisa pagar o valor total. Porém você deve sempre definir, ao pensar nessa situação, se o volume que você está importando será compensatório ou não.

Enfim, ao contratar um container, você pode pagar por ele inteiro ou só por uma parte. Porém, se você tiver volume de mercadoria para metade do container, ou uns 60%, o valor do frete “consolidado”, vai ser quase o mesmo do container “full”. Porque a divisão do valor do frete não é exatamente proporcional ao volume (em metros cúbicos), ou seja, quanto menos volume tiver, o valor do frete por metro cúbico tende a ser mais alto.

Como saber se vale a pena alugar um container?

Após realizar algumas pesquisas, nos mais diversos meios, a conclusão que se pode chegar é de que a locação só é viável para projetos temporários de curto ou médio prazo, considerando um tempo médio de pelo menos um ano.

Para comprovar até que ponto é vantajoso buscar um container para alugar, é preciso verificar os valores referentes ao aluguel e as vantagens que a locação pode agregar ao negócio. Sempre é bom lembrar que o valor da mensalidade varia de acordo com o tamanho e com o tipo de estrutura que deseja adquirir. Uma grande vantagem da locação é a possibilidade de devolver o container para a empresa quando ele não for mais necessário.

Outro benefício do uso de container alugado em um negócio, é a possibilidade de, com um investimento menor, poder contar com uma estrutura que atende às necessidades temporárias do administrador.

Prós da Locação de Containers – Tudo que você precisa saber

O aluguel de container pode custar em torno de 10% do valor do equipamento. E é sempre muito importante levar em consideração alguns pontos que podem ser decisivos:

Que gastos terei com a manutenção do container alugado?

Quando você aluga um container, geralmente os custos de manutenção são de responsabilidade da empresa locadora, salvo danos causados por mau uso, ou seja, essa é uma preocupação que você não precisará ter.

Instalação do Container

O locatário pode esperar por uma instalação rápida e simplificada da estrutura. Isso porque não será necessário qualquer material de construção para a montagem do container, exceto se o locatário desejar fazer a customização do ambiente, como instalação hidráulica e elétrica.

Quais as possibilidades de uso do container alugado?

O container tem assumido cada vez mais diferentes formas e tem sido usado por empreendedores que optam por utilizá-lo, por exemplo, em empreendimentos como lojas e restaurantes. A aplicação de containers tem se intensificado no mercado de maneira criativa e acelerada. São inúmeras as utilizações que atendem aos mais diversos segmentos, inclusive para moradia.

Há ainda outros que encontraram no container uma opção de refrigerador, para manter a temperatura de uma quantidade elevada de alimentos. Na construção civil e nas propriedades rurais, os containers também se mostram bastante versáteis, podendo ser aproveitados tanto para o armazenamento de produtos quanto para alojamentos.

O uso de containers em construções residenciais, comerciais, industriais, institucionais, entre outras, ganhou espaço e se popularizou com a disseminação de princípios sustentáveis, direcionados para a diminuição da geração de resíduos e a preservação do meio ambiente. Assim, quando deixam de ser usados no transporte de mercadorias, esses containers passam a ser transformados em belas casas, lojas, restaurantes, escritórios e demais projetos.

Confira as principais dicas para alugar containers

Então, o que devo considerar antes de fazer a locação de um container?

Onde consigo alugar um container?

Antes de decidir se a locação é a opção mais vantajosa, é importante se certificar quanto a destinação a ser atribuída à estrutura. Isso porque, para cada situação, existe um modelo ideal de container que atenderá a cada especificação.

Existem várias empresas que trabalham no segmento de locação de containers e a pesquisa pode ser feita inclusive pela internet. O que precisa de uma atenção especial é a idoneidade dos serviços prestados pela empresa escolhida, para evitar problemas futuros e desgastes desnecessários. O tempo que a empresa atua no segmento de locação de containers é um ponto a ser considerado, pois demonstra que há consistência em suas atividades.

Quanto vou precisar desembolsar para alugar um container?

A princípio, os valores de locação de containers tendem a variar de acordo com o modelo, modificações e melhorias feitas, tempo de uso e local onde fica a empresa locatária. Dessa forma, podemos apenas indicar alguns preços médios como: o container Dry de 20 pés pode variar entre R$550,00 e R$780,00, o container Reefer de 40 pés tem seus valores de locação entre R$950,00 e R$1.200,00, outro container bastante procurado para locação é o container High Cube de 40 pés encontrado por preços que variam entre R$800,00 e R$980,00.

O container e os efeitos da pandemia

Precisamos ressaltar o atual momento que vivemos, tendo em vista o cenário mundial quanto aos efeitos da pandemia e o que isso causou no transporte de containers. Pequenos fabricantes de componentes eletrônicos da Ásia, se viram obrigados a fechar, as cadeias de suprimentos pararam totalmente e paralisaram fabricantes de automóveis e grandes grupos globais de eletrônicos. Mineradoras de minério de ferro e cobre foram forçadas a interromper as operações, as fábricas na China, que tem as mais potentes empresas de containers do mundo, e outros países foram pressionadas pela escassez, que elevou os preços das matérias-primas a patamares nunca vistos antes.

Containers carregados da Ásia ficaram presos na Europa quando fábricas e lojas fecharam no início da pandemia. O problema piorava à medida que os fechamentos alcançavam os portos e as companhias de navegação cancelavam as viagens.

Nos portos, os prazos de entrega passaram dos normais 40 dias para cerca de 100 dias, além da piora para levar containers vazios até a Ásia e reabastecê-los. Assim, cada container que não pode ser descarregado em um determinado lugar, é um container que não poderá ser carregado em outro local.

A Ásia e a Europa informaram que nos meses de março e abril deste ano, tiveram novamente a falta de containers. Isso aconteceu por causa de uma reação em cadeia, provocada principalmente pelas rotas de exportação, onde a demanda é muito grande.

Vivemos uma história de instabilidade e imprevisibilidade que tem afetado todos os segmentos, das pequenas até mega empresas. Nesse cenário, o que pode ser uma luz no fim do túnel é a força e a resiliência de quem acredita que a diversidade abre caminhos para o novo, a criatividade e a capacidade de se reinventar.

O container lanchonete é, com certeza, o queridinho dos empreendedores do ramo alimentício. Isso é algo que podemos constatar ao andar pela cidade: se é uma capital, com certeza está cheio, mas, até mesmo as cidades do interior estão se apaixonando por este tipo de ambiente.

Curiosamente, os containers não foram feitos para serem lanchonetes. Estas grandes caixas, geralmente de aço, foram construídas para facilitar a carga, o transporte e a descarga de mercadorias nos navios. E o negócio deu tão certo que, em 2010, 60% da mercadoria era transportada no mar. 

O que Malcom MacLean – o inventor dos containers – não imaginava é que, com o tempo, os usos dos containers em terra iam acompanhar o sucesso do transporte marítimo. É claro, isso inclui o transporte de carga em trens e caminhões, mas, o que estamos falando são dos empreendimentos alimentícios que estão utilizando containers. 

O container lanchonete, bem como sorveteria e bar, oferece diversos tipos de vantagens para o empreendedor e também para o cliente. Se você está pensando em abrir uma lanchonete e está cogitando fazer isso em um container, leia este artigo até o final, você vai saber tudo sobre esta evolução dos containers!

Container lanchonete: especificações

A instalação hidráulica e elétrica já faz parte de um container lanchonete. E, é claro, equipamentos necessários para fazer uma boa cozinha, como o fogão. 

Um dos modelos mais procurados para o container lanchonete é o Dry que, quando não é adaptado, possui duas portas traseiras direcionadas à carga e descarga de mercadorias. Este container possui medidas de 20 pés (equivalente a 6 metros) e 40 pés (equivalente a 12 metros). 

Lembrando que todo e qualquer container utilizado para estabelecimentos comerciais devem passar pela ABNT NR 18, responsável por determinar as normas da construção civil. 

Além disso, também é importante analisar as especificações determinadas pela prefeitura e pela Vigilância Sanitária da sua cidade. Seguindo essas especificações, você poderá seguir o seu negócio com toda a segurança para você, para seus funcionários e para seu público. 

Adaptações para um container lanchonete

As adaptações do container lanchonete dependem principalmente do tipo de empreendimento. Então, coloque no papel qual é o cardápio, como será o atendimento, qual é o ponto, etc. 

No futuro, outra adaptação que pode ser feita caso necessário é o acréscimo de outros containers para aumentar o espaço e aumentar ainda mais o conforto. Por exemplo:

Vantagens container lanchonete
Vantagens container lanchonete

Vantagens do container lanchonete

Agora que você já sabe tudo sobre um container lanchonete, chegou a hora mais esperada: vamos falar sobre as várias vantagens desse tipo de estabelecimento!

Econômico

Se colocarmos na ponta do lápis os gastos ou reformas com a construção de um estabelecimento comercial, veremos que nem sempre é vantajoso. Gastamos com material de construção, com mão de obra e com os imprevistos. 

E não é só isso: gastamos também o nosso tempo, afinal de contas, uma construção pode demorar dias, meses e, dependendo da magnitude, um ano ou mais. E você já viu a quantidade de obras que ficam paradas durante um bom tempo, porque o dinheiro acabou?

Por isso, se você quer economizar tempo e dinheiro para o seu empreendimento, invista em um container lanchonete! O valor é muito mais acessível do que uma construção tradicional, ele é entregue em uma velocidade surpreendente e não é só isso: os custos com manutenção também são reduzidos. 

Seguro

Já vimos ,nos jornais, notícias de pessoas que faliram depois de seu empreendimento comercial pegar fogo ou sofrer os efeitos das tempestades. Sem contar os arrombamentos que podem ocorrer de madrugada. 

Se você quer uma garantia de que não vai passar por isso, o container é uma ótima escolha, pois é resistente a incêndios e chuvas (isso inclui goteiras e infiltração).

E não é só isso: é muito seguro, afinal de contas, o container foi criado para evitar que a mercadoria nos navios fosse extraviada. 

A segurança, é claro, é o carro-chefe do começo ao fim, pois a instalação é feita por uma equipe especializada e treinada. 

Sustentável

Quando fazemos uma construção, o processo de terraplanagem acaba prejudicando o solo e o lençol freático. Com o container lanchonete, não será preciso mexer tanto no solo, que, por sua vez, ainda será capaz de absorver a água da chuva. 

E você sabia que o material do container é reciclável? É isso mesmo! Nem a construção e nem o descarte do container vai agredir o meio-ambiente. 

O container lanchonete se destaca

Dificilmente um cliente vai lembrar de todos os estabelecimentos comerciais que vê na cidade. Porém, quando ele se depara com um container lanchonete, acredite: ele vai lembrar. 

E não é só isso: o container acionará o gatilho da curiosidade e da novidade, afinal de contas, estamos falando em um ambiente que passa a ideia de modernidade, de inovação. 

Isso é uma boa ideia até mesmo para as franquias, pois, se existem vários estabelecimentos de uma mesma franquia, a sua vai se destacar por conta do diferencial de ser em um container.  

É possível customizar como você desejar

E por que o container se destaca? É justamente pela possibilidade de customização. Se você está pensando que o container lanchonete é sempre igual, se engana! 

É possível colocar a identidade visual da sua empresa no container sem problema algum. 

Variedade

Quando falamos em container lanchonete, na verdade, queremos dizer que há um leque muito amplo de possibilidades do container: além de lanchonetes destinadas aos salgados e hambúrgueres, outros estabelecimentos que combinam muito bem com um container são as sorveterias, os bares... enfim, o que a sua imaginação e a sua intuição mandarem!

Excelente para quem precisa começar um novo negócio

Durante a pandemia, muitas pessoas ficaram sem trabalho e precisaram iniciar um novo negócio para ter uma fonte de renda. 

E, como vimos, um container é muito mais vantajoso do que uma construção tradicional. 

Se você deseja começar um novo empreendimento, não pode investir muito e precisa de dinheiro em caixa “pra ontem”, experimente um container lanchonete. Há diversos casos de sucesso de pessoas que investiram pouco e estão ganhando muito, e você pode ser o próximo! 

Exemplo de container lanchonete
Exemplo de container lanchonete

Solução para eventos temporários

Você quer participar dos eventos que bombam na sua cidade e na sua região? Então faça um aluguel temporário do container. Você poderá aproveitar toda a segurança, praticidade e eficiência que os containers oferecem e, quando não precisar mais, basta devolver sem problemas. 

Essa é uma mão na roda em cidades que possuem eventos temporários, como shows, festivais e jogos. 

E nem precisamos dizer o quanto isso é importante, não é mesmo? Afinal de contas, muitas pessoas (às vezes até mesmo centenas ou milhares) passam por esses eventos e pense que todas elas vão sentir o cheirinho delicioso que virá da sua lanchonete. Com certeza, você vai conseguir vários clientes! 

Confira mais sobre o container de 20 pés, o melhor modelo para você montar a sua lanchonete!

Dica para a sua lanchonete bombar

O container lanchonete por si só atrai o cliente, mas você pode brilhar ainda mais se investir no delivery. Afinal de contas, se antes já era uma opção vantajosa, hoje em dia é praticamente mandatório. 

Aproveite que você economizou bastante com o container para adquirir os melhores produtos para a sua lanchonete. Para a cozinha, você vai precisar de um bom fogão, forno, geladeira, micro-ondas, airfryer, fritadeira entre outros. Já para o salão, capriche nas mesas e cadeiras, balcão, banquetas e quem sabe até mesmo puffs. 

Não se esqueça da decoração, que deve ser harmoniosa com o tipo de comida que você quer oferecer e, é claro, com o público-alvo. 

Também não podemos esquecer do ponto. Aproveite que o container é muito mais versátil do que uma construção tradicional e capriche. Você pode aproveitar o seu quintal, como também fazer um container lanchonete na praia, em uma praça... Avalie os arredores: tem concorrência? As pessoas que passam pelo local estarão dispostas a pagar pelo que você oferece?

Você já sabe o que vai vender? Caso não saiba, pense que o container é sinônimo de modernidade. Hoje em dia, lanches gourmets e batatas fritas estão super na moda e saiba que não importa a concorrência, fazendo com amor e capricho, com certeza você vai se destacar.

Quer se arriscar um pouco mais? Existem novos tipos de prato que estão chamando a atenção, como as pizzas cone, as torres de batata... 

Agora, se você quer inovar, mas ao mesmo tempo acolher pessoas que ainda não têm tanta representatividade: Aposte em comida vegana. 

Outro tipo de prato que sempre – sempre! – faz sucesso são os doces. Você pode vender desde os mais simples bolos e brigadeiros até os mais sofisticados, como os doces típicos de outros países. Certamente você fará sucesso!

Você gostou de nosso artigo sobre container lanchonete? Para que o seu negócio seja um sucesso, é muito importante adquirir um container de qualidade. Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação!

O container frigorífico é, como o nome já diz, um frigorífico. Pode-se dizer que é uma geladeira de grandes dimensões que serve para armazenar produtos perecíveis que devem ser mantidos a uma temperatura constante. 

O container frigorífico é indicado para transportar:

Também chamado de container reefer, é a melhor alternativa para o transporte de produtos exportados, visto que um navio de carga que deixa um porto do Brasil demora um tempo para cruzar o oceano e chegar ao seu país de destino. 

Mas esse container também é ideal para transportar produtos pelo Brasil, país que possui dimensões continentais e, por conta disso, cada região tem um clima bem específico, tanto que a Amazônia é equatorial e o Sul possui clima temperado. 

Então, das duas maneiras, o container frigorífico é importantíssimo para manter a integridade da mercadoria. 

Neste artigo, você saberá tudo sobre ele:  

A estrutura do container frigorífico

O exterior do container frigorífico é feito de alumínio de baixo peso. No centro há uma camada de 10 centímetros de poliuretano, que é responsável por fazer o isolamento térmico. O interior do container reefer é de aço inoxidável, sendo que o piso é de alumínio.

Um maquinário de refrigeração é responsável por manter a temperatura. Ele é colocado no lado extremo da porta. Este sistema é composto por um compressor, um condensador, uma entrada de ar, um controlador externo e um mecanismo de evaporação.

Há ainda containers que contam com a ajuda de um aparelho de ar-condicionado. 

A estrutura do container frigorífico é construída para poder resistir às adversidades, como: impacto, poeira, chuva etc. 

Como funciona o container refrigerado?

O maquinário de alumínio resfria o ambiente, ao mesmo tempo em que as canaletas de alumínio levam o ar frio para baixo, para que a carga se mantenha refrigerada. 

O ar que bate na porta é mandado para cima e mantém a temperatura constante que pode ir dos 25°C até -25°C.

O container refrigerado tem um painel digital com um timer que é responsável por pré-programar o container para que ele mantenha a temperatura selecionada e degele no tempo selecionado. 

Assim, a carga pode ser resfriada ou manter-se congelada, conforme a necessidade. Ainda é possível selecionar para congelar ou resfriar ao mesmo tempo. 

container frigorífico
Container frigorifico no porto

O container frigorífico não aumenta ou diminui a temperatura da mercadoria, e também não é capaz de congelar. O objetivo é apenas conservar a temperatura e, por conta disso, o produto deve ser pré-refrigerado antes de ser colocado no container. 

O container frigorífico possui um coletor de dados que envia boletins periódicos para o sistema central. Um técnico é responsável pelo monitoramento do sistema e, quando necessário, faz os ajustes no sistema refrigerado. 

Cada container é ligado a uma rede elétrica que deve comportar 15 kwa ou 12 HP, um disjuntor trifásico de 440 Volts ou 220 Volts e um fio terra. 

O consumo de energia elétrica costuma variar entre 10 KvA ou 15 KvA, mas pode ser mais alto conforme o tipo de produto, a temperatura do ambiente exterior, quantas vezes se abre e fecha as portas e a qualidade do container, especialmente do isolamento térmico.  

Medida do container frigorífico 

O tamanho dos containers segue o sistema de medida conhecido como “pés”, que é usado nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra. 

O container frigorífico é comercializado em duas versões: 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros). Lembrando que um pé equivale a 30,48 centímetros. Veja as medidas:

Container frigorífico de 20 pés

Container frigorífico de 40 pés

Devido ao revestimento, o container frigorífico é um pouco maior do que o container dry, também conhecido como seco. 

Lembrando que o container pode ser modificado conforme for necessário.   

Container frigorífico versus câmara fria

O container frigorífico é mais vantajoso do que uma câmara fria porque o custo-benefício é melhor. 

Além disso, a vedação também é superior, já que mantém a temperatura constante mesmo que o motor fique desligado. A variação de temperatura é de, no máximo, de 1°C a 2°C. 

Vantagem do container frigorífico

Você quer saber todas as vantagens do container frigorífico? Veja abaixo uma lista feita pelos nossos especialistas: 

container frigorífico
Verificação da estrutura do container frigorífico

Cuidados com o container frigorífico

Para que o container frigorífico funcione da maneira correta, é muito importante que não haja alterações na temperatura. Caso aconteça, a mercadoria vai acabar estragando, causando um prejuízo muito grande. 

Então, a manutenção do container refrigerado deve ser feita com muito cuidado para que a qualidade da mercadoria se mantenha intacta. E é muito importante fazer revisões periódicas do sistema elétrico. 

O container frigorífico deve passar por limpeza e esterilização constantemente. 

O container deve ser posicionado de uma maneira específica: levemente inclinado no sentido da porta. Isso evita que a água fique acumulada na saída de ventilação, prejudicando a circulação de ar.

A mercadoria não deve ultrapassar a marcação vermelha, pois pode haver obstrução da passagem de ar.  

É importante também tomar cuidado com a rede elétrica, obedecendo ao mínimo de 15KvA e a tensão mínima é de 370V. 

Quer conhecer mais modelos de container? Veja mais sobre o container de 20 pés, um dos modelos mais utilizados para exportação e confira suas principais características, além de suas funcionalidades.

O que é um container NOR

O termo NOR é uma abreviação da expressão inglesa “Non-Operating Reefer”, cuja tradução é “reefer desligado”. É usado para o transporte de cargas que não tem necessidade de usar refrigerador como, por exemplo, produtos secos. 

É muito usado no Brasil, visto que a exportação de produtos congelados é muito maior do que a importação. Então, essa é uma tática bem interessante e muito mais em conta do que alugar um Dry. 

Então, quando precisar transportar um produto que precisa ser congelado ou resfriado, liga-se o motor. Já quando não precisa disso, basta desligar. 

Outros usos do container frigorífico

Você sabia que um container tem uma vida útil determinada? E o que fazer quando isso acontece? Simplesmente descartar? Nada disso!

O container pode ser reaproveitado sem problemas, basta tirar o sistema refrigerado. 

Nisso, é possível utilizar o container reefer na arquitetura, construção civil e até mesmo em casas, alojamentos, restaurantes, sorveterias, lanchonete etc. 

Isso porque é uma opção muito mais vantajosa e barata do que a construção de um imóvel do zero. Além disso, é ecologicamente correto. 

Outra vantagem do uso de container é que é sinônimo de classe, estilo, modernidade, inovação, originalidade, ou seja, tudo que chama atenção de novos clientes! 

Opção vantajosa 

O container frigorífico é, de longe, a opção mais vantajosa para transportar produtos perecíveis e para conservar um estoque de alimentos, produtos químicos e até medicamentos.

E o melhor de tudo é que você consegue todas estas vantagens com um custo-benefício excelente e fácil manutenção. Com certeza, é um investimento que você não vai se arrepender! Você gostou de nosso artigo sobre container frigorífico? Continue navegando em nosso site para saber tudo sobre o mundo dos containers!

Hoje em dia, podemos ver um container para obras em praticamente todas as construções e é muito simples descobrir o motivo: são muitas vantagens. 

O container surgiu como uma alternativa muito mais rápida e eficaz para fazer carga e descarga de mercadorias em navios. Mas o fato é que estas grandes caixas de aço ganharam espaço em diversas outras áreas. 

O container para obras, por exemplo, é uma opção prática e rápida para canteiros de obras e construção civil. Isso porque não é preciso construir um ambiente inteiro para servir como auxiliar em construções, pelo contrário: as instalações do container ficam prontas rapidamente.

O uso do container em construções e obras apresenta um custo-benefício que supera de longe o aluguel de barracões de madeira, utilizado para guardar as ferramentas e para a criação de escritórios temporários. 

E não é só isso: essa é uma estratégia incrível para tornar as obras mais viáveis para os trabalhadores, afinal de contas, é direito do trabalhador ter um espaço para descansar, se alimentar, fazer as necessidades e ter momentos de lazer. 

Neste artigo, você vai descobrir as vantagens do container para obras, não importa se é de pequeno, médio ou grande porte. Conheça:   

Mais segurança para a sua obra

O container para obras está de acordo com as diretrizes da norma NR-18, que visa garantir a segurança dos trabalhadores.   

Essa inovação foi um grande avanço, visto que barracões de madeira não são considerados adequados para proteger nem os trabalhadores e nem os materiais utilizados na construção. 

E não é só isso: é possível instalar equipamentos de segurança que garantem que não haja “surpresas desagradáveis” durante os períodos em que a obra está suspensa.   

Como o container possui trava de segurança, você garante que todos os equipamentos estejam em segurança. 

Mobilidade 

Ao contrário dos barracões de madeira que devem ser construídos do zero, o container para obras é instalado no canteiro de obras pronto. Depois, basta apenas posicionar o container no melhor lugar possível com base na planta do local.

Com isso, você vai economizar tempo, afinal, sua obra não vai depender da construção da estrutura para ser iniciada. Consequentemente, a entrega da obra será muito mais rápida – e o pagamento também. 

E não é só isso: o container para obras pode ser movido e mudar de posição quantas vezes forem necessárias. Isso porque quando está vazio, ele não pesa tanto. 

E quando falamos em mobilidade do container para obra, não podemos esquecer que os containers podem ser empilhados. 

Vantagens do container para obras
Vantagens do container para obras

O container de obra é muito resistente

Quando acontecem tempestades de verão ou ventanias, normalmente as estruturas de madeira são danificadas ou até mesmo destruídas. E, com isso, existe um risco considerável de os materiais também ficarem danificados. 

E não é só isso: em um país como o Brasil, o Sol “racha a cuca”, certo? Então, a melhor maneira de proteger os materiais necessários para a construção é com um container para obras. 

Aliás, o container serve também para proteger os próprios trabalhadores nos momentos de sol forte ou de chuva. 

O container para obras é sustentável

O container para obras é reutilizável, por isso, não provoca tanto impacto no meio ambiente como os outros tipos de estrutura utilizados em canteiros centrais, que precisam ser demolidos.

Quando sua obra terminar, o container é retirado, sem deixar para trás nenhum tipo de resíduo.

  1. O container para obras supre as necessidades dos trabalhadores

O container para obras não é um lugar comum! Isso porque é possível colocar equipamentos como torneiras, chuveiros, vasos sanitários, luz e até tomadas! 

Lembrando que, quanto mais confortáveis e valorizados os trabalhadores se sentirem, mais produtivos eles serão. 

Economia de dinheiro

O container para obras é muito econômico. Em primeiro lugar, não precisa gastar com a construção de uma estrutura de alvenaria (que seria demolida depois). 

Em segundo lugar, o custo com a mão de obra será reduzido, pois você gastará apenas com o que é realmente necessário. 

Organização otimizada

Ter um container otimiza a organização, visto que é possível manter todos os equipamentos em seus devidos lugares. 

Isso é muito importante até mesmo para evitar o extravio de equipamentos. 

E não é só isso: quando falamos em organização, devemos lembrar de toda a documentação da obra que fica no container do escritório. 

Conheça mais sobre o container de 20 pés, um dos modelos mais utilizados para obras além de suas diversas outras finalidades.

Cuidados com o container para obras

É claro que, para preservar as vantagens do container para obras, é importante ter alguns cuidados. Confira:

Usos do container para obras 

Você sabia que o container para obras possui diversas finalidades? São elas: 

Você gostou de nosso artigo sobre container para obras? Entre em contato conosco para conhecer os nossos containers!

O container ganhou notoriedade no transporte marítimo, que se estendeu também aos meios de transporte terrestre e aéreo, por ter uma estrutura resistente, segura e poder transportar grande quantidade de mercadorias. 

Desde que o container foi criado, ele tem desempenhado um papel de extrema importância no comércio global, se tornando responsável por 90% da importação e exportação feita através da frota mercante mundial. 

O transporte de cargas é uma das etapas mais importantes do processo logístico, desde a produção até a distribuição dos produtos. De acordo com a eficiência do transporte, pode-se garantir o adequado abastecimento dos estoques, a entrega dos produtos comprados pela internet e a exportação de bens produzidos no país. 

Durante décadas, o transporte de cargas foi feito de forma manual, sem padronização e organização. As mercadorias ficavam estocadas em armazéns, nos portos, até a chegada do navio, para então fazerem o carregamento. Isso demandava tempo, mão de obra e custos elevados, além de perda de mercadorias que sofreram avarias durante o processo.

Container – Uma Caixa de Surpresas?

A invenção do container revolucionou a indústria e a forma como as cargas chegam ao seu destino. A caixa de metal que mudou o mundo é constantemente vista em portos, em caçambas de caminhões nas estradas e também em fileiras de vagões, em ferrovias. 

A popularidade do container no transporte marítimo aconteceu depois que a sua padronização foi feita a nível global. Assim, foram estabelecidas as suas dimensões e classificações, o que facilitou o seu uso nas exportações. 

Como escolher entre container usado e container novo?
Como escolher entre container usado e container novo?

Por Quanto Tempo Posso Usar o Container?

A resposta é: depende. Depende da finalidade para a qual ele será usado. Peguemos como exemplo o container marítimo, que transporta todo tipo de carga, por diversos lugares do planeta, ficando na maioria das vezes, exposto às intempéries, como o sol, tempestades e o sal do mar, causando danificação em sua estrutura, para esse fim, a vida útil do container marítimo é de aproximadamente 10 anos. Após esse período ele é descartado, causando um grande acúmulo de lixo sólido nos portos.

Há ainda o fato de muitos desses containers caírem no mar, causando danos ao meio ambiente. Só no último trimestre de 2020, foram registrados mais de cinco acidentes relevantes, onde mais de 2.000 containers se perderam nos oceanos. Isso se deve às violentas tempestades, que além de provocar a perda de vários containers, ainda causam avarias irreversíveis nos que restaram. 

Quais detalhes preciso verificar antes de comprar um container usado?

Ninguém deve comprar um container usado sem dar uma olhada bem detalhada em sua estrutura, pois isso determinará se há a possibilidade de futuras “dores de cabeça”:

Está procurando pelo melhor modelo de container para a sua empresa? Veja mais sobre o container 20 pés, um dos modelos mais utilizados para transportação seja marítima ou terrestre.

O que fazer com o container usado?

Como acabamos de ver, o container usado na importação e exportação de mercadorias tem uma vida útil de aproximadamente 10 anos, o que nos leva a pensar o que é feito com ele após esse tempo. Bem, como possui uma estrutura sólida e grandes dimensões, muitas alternativas foram criadas para reaproveitar esses containers em desuso.

E quais são as dimensões dos containers? 

Os containers têm diversos tamanhos e esses tamanhos variam de acordo com a finalidade de cada um deles, ou seja, o tipo de carga que transportam. Aqui destacamos os containers usados que são recondicionados e utilizados principalmente na construção.

Container Dry Standart – esse modelo é fechado em todos os lados e possui uma porta em um dos lados menores

    Comprimento – 6.058 metros

    Largura – 2.438 metros

    Altura – 2.591 metros

    Comprimento – 12.035 metros

    Largura – 2.350 metros

   Altura – 2.690 metros

    Comprimento – 6.058 metros

    Largura – 2.438 metros

    Altura – 2.896 metros

    Comprimento – 12.030 metros

    Largura – 2.350 metros

   Altura – 2.890 metros

Quer mais detalhes? Acesse:

Tudo sobre container 40 pés

Detalhes sobre container 20 pés

O que muita gente não sabe é que essas medidas não limitam a utilização do container, pois existem vários projetos onde os containers podem ser colocados lado a lado e até mesmo empilhados. Dessa forma, os containers têm sido amplamente reaproveitados para fins diversos e os mais explorados são para moradia e estocagem de materiais.

O uso para fins habitacionais se deu nos anos 90, na Inglaterra, quando os containers foram transformados em módulos, ganhando novas características, como: isolamento acústico e revestimento térmico, dentre outras. 

A criatividade dos arquitetos tem sido capaz de criar verdadeiras obras arquitetônicas utilizando containers usados e mais recentemente, em meio a pandemia, eles se tornaram uma opção para os hospitais, devido a praticidade, rapidez e baixo custo que envolvem a construção. 

Assim, o container mais uma vez desponta como uma solução eficaz e capaz até mesmo de salvar vidas. Para que isso fosse possível, ou seja, transformar o container em uma instalação médico-hospitalar, foi preciso projetar a customização com equipamentos específicos, com foco em assepsia e atendendo às normas sanitárias vigentes. 

Containers Usados - Realizando o Sonho da Casa Própria

Como sabemos, não é fácil realizar o sonho da casa própria, especificamente nesse momento tão difícil, visto que milhões de brasileiros se encontram desempregados. Até mesmo os imóveis financiados, que são a opção mais usada pelos brasileiros, tornaram-se intangíveis.

A casa container vem ganhando popularidade em todo o mundo, uma vez que os custos para a sua aquisição são em média 30% mais baratos do que a construção em alvenaria. Aliado ao custo-benefício, existem outras vantagens que somadas, tornam-se extremamente atrativas. 

A construção utilizando o container usado é considerada mais sustentável porque trata-se de uma obra mais limpa, que gera bem menos resíduos. Além de economizar recursos naturais, como: areia, cimento, água e outros. Os projetos de construção focados na sustentabilidade têm sido amplamente desenvolvidos por diversos arquitetos renomados, uma vez que podem usar, até mesmo, material reciclado.

Outras vantagens que podemos destacar na construção da casa container são:

Casa container
Casa container

O que preciso saber antes de investir na construção da casa container?

Quem pensa em construir uma casa deve, antes de mais nada, possuir um terreno e analisar se as dimensões são apropriadas para comportar um container. Feito isso, é preciso verificar a legislação municipal para saber se há algum impeditivo com relação à construção usando containers, uma vez que cada cidade costuma ter regras específicas nesse segmento. 

Outra informação que precisa ser esclarecida é se o terreno tem obrigatoriedade de ser plano. E para surpresa de muitos, essa não é uma exigência para a construção usando container. O que pode acontecer certamente é o aumento dos custos, mas isso ocorreria mesmo com o uso de outro material escolhido para a construção da casa.

Preciso ter um projeto assinado por um arquiteto ou engenheiro para construir minha casa container?

Sim, precisa, pois para aprovação da obra junto à Prefeitura será exigido a apresentação de um projeto. O que, talvez, não seja fácil, é encontrar um arquiteto que projeta casas em containers. 

De qualquer modo, se não encontrar um profissional em sua região, existem empresas especializadas nesse trabalho que vendem os containers já reformados e prontos para morar. Essas empresas oferecem também o serviço de elaboração do projeto arquitetônico, onde você poderá fazer os ajustes de acordo com o seu gosto e necessidades. 

Pago imposto à Prefeitura para ter uma casa container?

Sim, paga o imposto como qualquer outra casa de alvenaria. Toda edificação construída em um terreno precisa ser averbada para ter uma matrícula. Além disso, existirá também a cobrança de IPTU normalmente todos os anos.

Posso financiar uma casa container?

Para essa pergunta, infelizmente, a resposta é: não pode. Ainda não foi criada pelos Bancos uma linha de financiamento específica para esse tipo de construção. Mas e as empresas que constroem casas container, posso financiar com elas? Não, não pode, uma vez que essas empresas não possuem esse serviço. O que elas podem oferecer é um parcelamento de uma ou duas vezes na compra do container, já customizado.

Como adquirir um Container Novo?

Para fazer a compra de um container novo no Brasil, antes de mais nada é preciso fazer a sua nacionalização, já que o container é um bem importado. 

E o que é preciso para fazer a nacionalização do container? 

Bem, todo produto importado precisa pagar impostos e encargos para a sua importação e a esse recolhimento dá-se o nome de nacionalização.

Quais são os tributos recolhidos na nacionalização do container?

Após pagar esses tributos, o comprador receberá uma Nota Fiscal de venda do container, que deverá ter em destaque o seu número.

O que acontece se não for feita a nacionalização do container?

Caso a lei não seja cumprida quanto a nacionalização do container, será considerado crime de descaminho e isso pode causar de um a quatro anos de prisão.

Então, se uma empresa ou pessoa física quiser alugar ou comprar containers de empresas no Brasil, precisa ficar atenta e exigir dos locadores e vendedores a comprovação da origem da entrada dos containers na empresa. Isso evitará que você corra o risco de ver as suas atividades e projetos afetados por processos investigatórios das autoridades fiscais, como a Receita Federal.

Onde são fabricados os containers?

A China é a que mais fabrica containers no mundo, porque entre as dez empresas que mais fabricam containers, três delas são empresas chinesas. O que não poderia ser diferente, uma vez que a China é campeã de produção de aço.

No Brasil, existem poucas empresas que fabricam containers e algumas delas estão localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.

A fabricação de container é um processo industrial que possui várias etapas, que consiste no desenvolvimento e na criação de containers para diversos fins. A finalidade mais comum é o uso dessa estrutura para transporte de carga, armazenamento de produtos e em construções temporárias ou permanentes.

Os materiais mais comuns usados na fabricação de containers são: o plástico, o aço, a madeira e o alumínio, que são confeccionados em formatos diversos para pequenas e grandes necessidades. Esse processo de fabricação exige um rígido controle de qualidade, principalmente para garantir soldas firmes e resistentes. 

As empresas que fabricam containers no Brasil recebem demandas de diversos segmentos como: construção civil, grandes indústrias e setores comerciais diversos. 

Essas estruturas são feitas sob medida ou de acordo com os parâmetros solicitados pelo cliente. Assim, o resultado é um produto com baixo custo de produção e versátil, que pode ser usado como escritório, moradia, banheiro, escola ou manter sua a sua finalidade tradicional de armazenamento e transporte.

Quanto custa um container novo?

O preço de um container novo, fabricado em terras brasileiras custa em média entre R$ 4.000 e R$ 4.800 com 20 pés, modelo básico, sem refrigeração e com abertura lateral. Já o preço de um container de 40 pés, fica entre R$ 8.000 e R$ 10.000.

Vantagens de comprar um container novo

Existem algumas vantagens em comprar um container novo, apesar do preço ser um pouco mais elevado do que o container usado:

Está interessado em container? Continue acompanhando nosso site para conhecer tudo sobre! E peça uma cotação para te ajudarmos!

Containers na Logística

Quando falamos sobre logística, imediatamente pensamos nas melhores formas de transportar os produtos com rapidez e segurança. E não podemos deixar de ressaltar a importância dos containers dentro desse contexto, uma vez que ele é responsável por aproximadamente 95% das cargas transportadas pelos mares e o maior protagonista na evolução do transporte marítimo global.

Foi Malcolm McLean, um empresário americano do setor de transportes, que inventou e patenteou o container intermodal. A partir de então, a logística de cargas, que antes era feita de forma braçal, por estivadores, agora seria mais prática e ágil.

Há muitas décadas, desde 1956, quando o navio Ideal X transportou 60 containers do porto de Newark, em New Jersey, até o terminal portuário de Houston, no Texas, que a história do transporte de carga assumiria novos rumos. 

Como funciona o transporte de Containers ou Conteinerização e quais as suas vantagens?

A conteinerização é utilizada como a solução ideal para transportar mercadorias entre portos, seja no caso de importação ou de exportação, e para uma gama enorme de produtos como:

containers possibilidades
Vantagens e possibilidades dos containers

Vantagens da Conteinerização:

Conheça os 15 principais tipos de Containers usados na logística:

Agora que você já conhece os diversos tipos de containers, vamos aprender a usar cada um da forma mais adequada.

 Como usar cada tipo de container:

Container Dry Box, também conhecido como container básico intermodal, é o mais utilizado para transporte de carga seca e não perecível, como: alimentos, roupas, utensílios, caixas, pallets. Esse tipo de container é encontrado em dois tamanhos: 20 e 40 pés;

Container HC ou High Cub tem a sua estrutura muito parecida com o container Dry, porém é mais alto e o mais usado para fazer modificações e para ser usado como casa, escola ou lanchonete, por exemplo;

Container Open Top é o mais adequado para o transporte de carga que exceda a altura do container comum, por ter o teto removível;

Container Ventilado por ter algumas aberturas ventiladas é usado para cargas vivas e produtos, tais como: café, cacau, plantas e sementes;

Container Flat Rack esse tipo é o mais usado para cargas pesadas, compridas e com tamanho irregular, por ter apenas as duas paredes frontais, possibilita o carregamento pelo alto ou pelas laterais;

Container Reefer ou container frigorífico é usado para cargas perecíveis e que necessitam de temperatura controlada, como: carnes, laticínios, frutas, produtos farmacêuticos. Ele é fabricado em aço inox e o revestimento interno é em poliuretano;

Container Plataforma é, como o próprio nome diz, uma plataforma com piso reforçado e que transporta cargas como: chapas e tubulações muito grandes;

Container com Carregamento Lateral é um equipamento utilizado quando o container precisa permanecer nos trilhos enquanto a carga é carregada ou descarregada;

Container Abertura de Topo ou Open Top, como também é conhecido, é o preferido para transportar máquinas, mármores, vidro, por não possuir teto, são usadas lonas ou painéis em sua cobertura;

Container Tanque permite o transporte de carga líquida e tem sido usado em sua grande maioria pela indústria naval. São fabricados com aço reforçado e material anticorrosivo, visando a segurança da carga a ser transportada;

Container Graneleiro tem como sua principal característica, uma abertura na porta frontal e é apropriado para o carregamento de carga seca e a granel; 

Container Bulk usado para cargas não envasadas e em grandes volumes, como produtos químicos e materiais de construção;

Container Isolante pode ser encontrado na versão ventilada e não ventilada e é eficaz para o transporte de cargas que não podem ser expostas a mudanças bruscas de temperatura;

Container Coberta Marítima ele foi construído para ser adaptado a    navios cargueiros, possui o topo aberto e o piso pode ser movido por uma manivela própria;      

Container RO-RO ou Roll On - Roll Off é comumente usado para transportar veículos por longas distâncias e por ser um tipo de cargueiro gigante, possibilita que os automóveis entrem e saiam pelos seus próprios meios;

Precisando de um container para o seu negócio? Confira mais sobre o container 20 pés, um dos modelos mais utilizados no mercado e veja suas principais características, além das finalidades mais comuns.

Containers na Construção Civil

Isso mesmo, você não entendeu errado, os containers ou estruturas modulares têm sido usados na construção civil e com várias possibilidades, visto que reduzem custos, produzem um baixo impacto ao meio ambiente, possibilitam mobilidade e durabilidade. Porém há diferença entre os dois: 

containers possibilidades
Container como construção modular

Quando surgiu a ideia de usar o container como módulo habitacional ?

Sabe-se que a primeira vez que o container foi usado como abrigo foi no ano 2000, na região portuária de Londres, na Inglaterra. Isso aconteceu com a junção de vários containers, com formatos diferentes, encaixados de forma flexível, criando uma construção modular. Essa construção obteve tanto sucesso, que foi surgindo a necessidade de produções mais bem elaboradas e adaptáveis e que oferecessem mais conforto aos seus usuários.

Hoje, com tantas inovações, eles são usados das mais diversas formas:

Quais são os containers ideais para uso na construção civil?

São três os containers mais usados na construção:

  1. O container Dry Standart é o mais utilizado, pois tem a estrutura completamente fechada, com uma porta ao fundo. Essa característica, torna esse tipo de módulo ideal para a construção de imóveis, pois precisa de poucas alterações;
  1. O container High Cube é também um dos mais usados em construções de imóveis, por ter medidas que possibilitam a criação de ambientes proporcionais a de uma casa e por ter transportado, enquanto seu uso na logística, cargas não tóxicas.
  1. O container Reefer é ideal para construção de escritórios e estabelecimentos alimentícios, por já possuírem revestimento térmico e acústico;

Custos envolvidos no uso dos Módulos Habitacionais:

Os valores envolvendo a venda de containers variam muito, devido às especificidades de cada um. Temos que analisar o fato de que o lugar de compra do container, também irá interferir no seu custo. Dessa forma, é possível encontrar preços mais acessíveis em cidades portuárias e os valores podem variar entre R$5.000,00 e R$6.000,00 para adquirir o container Dry, com seis metros de altura. Já o container Reefer com 20 pés, pode variar o seu preço entre R$12.000,00 e R$14.000,00.

Vantagens e Desvantagens:

Não resta a menor dúvida que essas Caixas de Aço vêm causando uma verdadeira revolução no mercado da construção e inovando os projetos de diversos arquitetos ao redor do mundo.

As Principais Vantagens são:

As Desvantagens:

Está interessado em container? Continue acompanhando o nosso site e solicite uma cotação para te auxiliarmos!

Essa é uma dúvida mais comum do que podemos imaginar para quem precisa de um container e ao longo deste texto, vamos falar sobre as características de cada modalidade, suas vantagens e desvantagens e demais dúvidas que envolvam esse assunto.

O container é considerado um verdadeiro marco para a logística e para o comércio global, uma vez que depois de sua invenção muito se ganhou em termos de agilidade, redução de custos e aumento de capacidade de transporte de mercadorias. A evolução do container tem acontecido de forma rápida e surpreendente, até mesmo para o seu inventor, Malcom MacLean, que não podia imaginar a diversidade de utilizações que o seu invento ganharia.

Interessado em container? Acesse estas páginas:

Tudo sobre container 40 pés

Medidas do container 20 pés

Com a globalização, o comércio mundial vem passando por constante crescimento e evolução, e em 2010, os containers já representavam 60% do comércio marítimo. 

Quais perguntas preciso responder, antes de comprar ou alugar um container?

Pensando nessa questão, criamos algumas perguntas básicas e após pesquisar diversas fontes, respondemos a elas:

  1. Para que vou usar o container?
  2. Quanto tenho de orçamento disponível?
  3. Por quanto tempo vou fazer uso do container?
  4. Qual a burocracia vou ter para alugar ou comprar o container?
  1. O container pode ser usado em diversos setores e sua aplicabilidade tem possibilitado uma verdadeira revolução, principalmente na construção civil. Então se o seu projeto for por um curto tempo e não for necessário fazer a customização do container, talvez a melhor opção seja a locação. 
  1. Existem várias empresas oferecendo tanto o serviço de locação de container, quanto de venda, e os valores são variados, dependendo da região, tamanho e qualidade do container. 
  1. O tempo de uso do container é um fator de extrema relevância para decidir se deve alugá-lo ou comprá-lo, porque irá interferir diretamente no item custo x benefício. 
  1. Com relação aos documentos e contratos usados pelas empresas para fazer a locação ou a venda do container, não há muita burocracia, porém existem autorizações e normas que precisam ser seguidas, como por exemplo, o uso de container para fins de moradia. Nesse caso, além da melhor opção ser a compra do container, será preciso também obedecer os trâmites legais junto à Prefeitura, como seria feito para uma casa de alvenaria: IPTU, registro do imóvel, 

Agora que já sabemos o básico, podemos pensar sobre as vantagens e desvantagens em alugar ou comprar o container.

Containers no porto. Qual a melhor opção: alugar ou comprar?
Container: alugar ou comprar? Qual a melhor opção? - Container S/A

Aluguel de Containers e Suas Vantagens

Quem pensa em alugar um container precisa atentar inicialmente para o tempo que pretende fazer uso dele, pois esse pode ser um fator determinante para excluir a opção de compra. 

Algumas dessas vantagens devem ser consideradas em cada caso, ou seja, no uso especifico em cada situação.

Há ainda o baixo custo de impostos, pois é um bem móvel e não uma propriedade e se comparado a construção em alvenaria, esses valores são bem menores.

Containers Alugados - São comumente usados para:

Desde que foram descobertas outras utilidades para o container, além do motivo pelo qual foi criado, transportar cargas, que muitas empresas se especializaram em sua locação, com opções que vão desde variados tamanhos até a customização para usos específicos. 

Como Fazer a Locação de Um Container?

Depois de pesquisar e decidir que alugar o container é a melhor opção para o seu negócio, o próximo passo é encontrar uma empresa que ofereça o melhor custo x benefício, ou seja, que tenha um valor de locação atrativo e com garantias de qualidade, manutenção, transporte e prazo de entrega. 

O contrato deve conter cláusulas, como: tempo de duração da transação, especificação do tipo de container, prazo e local de entrega e as condições de instalação.

Containers para alugar ou comprar. Qual o melhor?
Container: alugar ou comprar? Qual o melhor para mim?

Locação de Container Para Transporte de Carga

É através do modal marítimo que a maioria do transporte em containers é feito, tanto para importação como para exportação de mercadorias. O que se deve saber, antes de mais nada, é que o container marítimo é propriedade do armador, ou seja, do dono do navio. Assim, para que você faça o aluguel do container, é preciso cotar o valor do frete junto à um agente de cargas, informando as características da carga a ser transportada, tais como: tipo de produto (mercadoria perecível, itens de vestuário, eletrônicos), peso, cubagem, tipo de embalagem, o que vai definir o tipo de container que deverá ser utilizado.  

Valores 

Os valores de locação do container marítimo variam de acordo com as condições do mercado e com as especificações de cada modelo. 

Os modelos de container mais utilizados são: o Dry Box, Flack Rack, Plataforma, Tanque, Graneleiro e o Refrigerado, cada um com suas especificações. 

Usando como exemplo um container de 20 pés, o valor do aluguel está em torno de 2.500 dólares. Porém, o que muita gente não sabe é que as despesas do aluguel do container podem ser divididas, ou seja, um container pode ser utilizado para transportar produtos de diferentes empresas, o que é conhecido como “embarque consolidado”. Para isso, basta conversar com o agente de cargas e ele tomará as providências necessárias. 

Já que estamos falando sobre valores, é preciso lembrar do SEGURO.

Seguro no Transporte de Containers

Transportar cargas em containers é uma atividade que requer planejamento e conhecimento logístico, o que inclui o item segurança. Desse modo, para evitar qualquer tipo de transtorno no caso de algum acidente, como por exemplo, o container cair no mar, o mais indicado a se fazer é o seguro. O seguro deverá ser feito tanto para o container como para a carga, e isso garantirá o reembolso e o risco zero de prejuízo. 

O valor do seguro para cargas internacionais é algo em torno de 1% do valor da carga, o que não tem grande impacto no seu negócio. 

alugar ou comprar
O que é mais vantajoso? Alugar ou comprar um container? Qual a melhor opção? - Container S/A

Compra de Containers e Suas Vantagens

A opção de compra do container tem sido largamente utilizada por empresas e pessoas físicas nos últimos tempos, a partir da descoberta das inúmeras vantagens que isso representa e do aproveitamento de sua estética diferenciada, sem que precise abrir mão do conforto.

Ecologicamente falando, as construções usando o container têm gerado ótimos resultados em termos de diminuição de resíduos e economia de recursos. Dentro desse contexto, enumeramos algumas vantagens:

Como todo planejamento requer cuidados e atenção aos detalhes, tanto o arquiteto responsável pelo projeto, como o cliente, deve verificar as dimensões internas do container e assegurar que o espaço é suficiente. Caso não seja, existe a possibilidade de acoplar outros módulos à unidade e fazer as adaptações necessárias. 

Pensar no conforto térmico e acústico é outra tarefa que requer uma pesquisa quanto às opções de ventilação e formas de manter o ambiente fresco e agradável. Quanto ao isolamento acústico, deve ser de boa qualidade, pois é importante para evitar o eco e o barulho metálico causado quando algo atingir as paredes do container.

Contar com profissionais qualificados para fazer modificações, mesmo depois do container ter sido customizado, garante também a segurança do projeto. Caso você queira fazer um novo recorte de uma porta ou janela ou até mesmo o encaixe de outro módulo, não pense em economia, mas sim em qualidade. 

Se o container for usado, precisa também passar por um tratamento para retirar qualquer resquício de material tóxico, deixado pela tinta ou pelos materiais que transportava antes. Além do laudo emitido pelo serviço público federal, antes da liberação do container no porto.

Containers sendo vistoriados no porto
Container: alugar ou comprar? Qual tem mais benefícios?

Container Comprados – São Comumente Usados Para:

Quando você se decide pela compra de um container é porque o seu objetivo está bem definido, e você está disposto a apostar em um produto que terá um uso permanente, ou por um longo prazo que justifique tal investimento. Até mesmo porque a estrutura do container, mesmo com todas as modificações necessárias para cada uso, é em média 30% mais barata do que uma construção de alvenaria.

Contudo, para que não haja dúvidas na hora de escolher o container que atende às normas padrão para o uso na indústria da construção, destacamos a NR-18, que estabelece as diretrizes para o uso dos containers para instalações em áreas de vivência e que sofrerá alterações a partir de 2022. 

Essas alterações proibem o uso de containers, que antes eram utilizados em transporte de cargas, para área de vivência, como: alojamento, vestiário, escritório de obra, dentre outros. Esses containers só poderão ser aproveitados para depósitos de materiais. 

O container se torna descartável pela indústria naval, após ter sido utilizado por aproximadamente 10 anos no transporte de cargas e por ser composto por metais não biodegradáveis, o que gerava uma quantidade imensurável de resíduos sólidos nas cidades portuárias. A preocupação de atenuar os impactos econômicos e ambientais causados pelo alto consumo de recursos e matéria prima não renovável fez com que várias conferências mundiais revissem metas e objetivos sobre o desenvolvimento sustentável e elaborassem mecanismos para o reaproveitamento e reciclagem. 

Foi em 1972, na conferência de Estocolmo, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, o primeiro evento organizado pela ONU para discutir questões ambientais globais, que o uso dos containers para outras atividades, sem ser o transporte de cargas, passou a ser uma possibilidade. 

Para que o container possa ser aproveitado na construção civil, ele precisa passar por um processo de tratamento e recuperação que inclui: limpeza, pintura, revestimento e acabamento.

Agora que você tem o conhecimento básico sobre o container indicado para uso na construção civil, listamos os projetos que têm sido aplicados neste setor:

alugar ou comprar
Saiba tudo sobre a melhor opção: alugar ou comprar container?

Projetos com containers têm sido desenvolvidos por arquitetos e designers para diversos segmentos do mercado, que vão desde moradia até hospitais, possibilitando unir boas ideias e sustentabilidade. 

A título de curiosidade, destacamos o projeto de um estádio que está sendo construído no Catar, para a copa de 2022. O estádio Ras Abu Aboud tem a sua estrutura feita com vários containers recicláveis que comportará 40 mil espectadores aproximadamente. Esse é um dos projetos mais inovadores com o uso de containers, que poderá ser inclusive desmontado ao final do mundial.

A outra etapa a ser seguida, na construção com o uso do container, são as fundações, que precisam ser adaptadas conforme o projeto e as características do terreno, além do transporte do container até o local da obra e o acabamento.

Na construção com container, a terraplanagem não necessita de grande movimentação de terra, o que gera rapidez e economia. Como a fundação não é feita de forma tradicional, como na construção de alvenaria, é preciso apenas de apoios nos quatro pontos estruturais nos cantos e mais dois pontos no meio, conhecidos como sapatas, para ter firmeza no solo e evitar danos na estrutura do container.

Já decidiu qual a melhor opção de container para você? Ainda está em dúvida? Continue acompanhando nosso site e solicite uma cotação para te ajudarmos!

Peça uma cotação de container direto de fábrica!

Os melhores preços de container para qualquer utilização.
Cotacão de container direto de fábrica indústria Container SA
crossmenuarrow-right