Pin It button on image hover

Cafeteria Container: 10 Exemplos Incríveis!

O segmento de cafeterias "gourmet" está em crescimento e fatura cerca de R$ 1 bilhão por ano somente no Brasil. Cada vez mais apreciadores da bebida procuram por ambientes aconchegantes, que tenham cafés de qualidade e atendimento de profissionais conhecidos como baristas. O formato do container é ideal para este tipo de empreendimento, que inclusive é muito aderente ao modelo de franquias.



Java Stop (+ imagens abaixo)
1) JAVA STOP, Estados Unidos. 

Um cafeteria charmosa que nos remete aos tempos áureos dos anos 50 e 60. O projeto utiliza dois containers reefer (refrigerados). A comunicação visual sem dúvida é um dos pontos fortes, além de ser chamativa sugere de forma direta o objetivo do comércio. 

View Tube (+ imagens abaixo)


2) VIEW TUBE, Inglaterra. 

O imponente prédio de containers verde limão era para ser uma estrutura temporária para os Jogos Olímpicos de 2012, no entanto, a cafeteria e sua vista panorâmica caiu na graça da população e atualmente é muito frequentado. O espaço também promove a arte e a educação para escolas primárias e secundárias. A parte externa conta com um jardim bacana onde os clientes e visitantes podem desfrutar seu café ao ar livre. 

Café Container (+ imagens abaixo)
3) CAFÉ CONTAINER, Brasil. 

Empreendimento muito bacana, seja pelo arranjo dos containers como pelo espaço interno agradável e de excelente bom gosto. Na parte exterior um deck para dias e noites mais agradáveis. Sem dúvida um projeto louvável pelo uso sustentável dos containers e ainda mais por serem brasileiros! A Café Container também pode ser adquirida pelo sistema de franquias.

Hummock Cafe (+ imagens abaixo)
4) HUMMOCK CAFE, Japão. 

A primeira impressão que fica é que esta cafeteria não é nada agradável, no entanto, é um ponto muito bem frequentado e com uma clientela que vem de longe para apreciar seus cafés, guloseimas e em alguns momentos até música ao vivo. A cafeteria fica localizada próxima a um porto e tem uma construção híbrida com containers dry e reefer na parte superior. Como dizem: as aparências enganam...

Sina's Cafe (+ imagens abaixo)
5) SINA'S CAFE, Reino Unido. 

O local onde está instalado este empreendimento era uma esquina cheia de lixos e móveis descartados. Com a cafeteria o ambiente mudou drasticamente o cenário do bairro. O projeto em formato em "L" utiliza um container de 20 pés e outro container de pés open side, ou seja, existem portas em toda a extensão lateral. Não é uma cafeteria especializada, no entanto, oferecem café, lanches e jornais.

Wai Wai (+ imagens abaixo)
6) WAI WAI, Japão. 

Outra cafeteria muito legal. Sua estrutura de quatro containers de 40 pés e um deck externo permite um espaço bastante amplo para seus usuários. A ideia deste empreendimento é fornecer café e lanches acompanhada de literatura seja ela livros, revistas ou jornais, gratuitamente. As cores internas e externas ficaram muito agradáveis.

Café Direct (+ imagens abaixo)
7) CAFÉ DIRECT, Reino Unido. 

Na realidade, a Café Direct está utilizando o container como uma cafeteria pop up para divulgar para a comunidade seus produtos e conceito de negócio. A empresa compra cafés, chás e chocolates de pequenos produtores na qual são, em sua maioria, os próprios acionistas da empresa. Desta forma, além de eliminar intermediários, cerca de 50% do lucro retorna para os agricultores. A parceria gera uma proximidade com estes produtores e uma troca de gestão e tecnologia, proporcionando produtos competitivos e de excelente qualidade distribuídos por toda a Europa.

Alina Cafe (+ imagens abaixo)
8) ALINA CAFE, Alemanha. 

Esta cafeteria inside fica dentro de um antigo pavilhão recuperado que recebeu o nome de Perfekt Futur que já falamos aqui na Container SA. A pequena cafeteria de 15 m² é um modelo de negócio muito aderente para ser instalado em shoppings, centros comerciais, pavilhões de feiras e em escolas e universidades.  

Urban Coffee Farm (+ imagens abaixo)
9) URBAN COFFEE FARM, Austrália. 

Apesar de ser um projeto realizado para atender um evento temporário, ficou muito interessante o espaço criado com containers, paletes de madeira e muito verde. O evento promove a alimentação e bebidas locais, além de abordar culturalmente a origem do café. A disposição dos containers lembra um pouco do projeto Biergarten

Long Bay Cafe (+ imagens abaixo)
10) LONG BAY CAFE, Nova Zelândia. 

Esta construção recebeu um prêmio em 2013 pelo projeto arquitetônico e design. De fato, é um case magnifico e muito bem projetado. Os quatro containers de 40 pés instalados em um terreno acidentado, possuem cores muito aderentes para o tema cafeteria e uma ventilação cruzada excelente. O deck externo com lonas como cobertura e cercados por um projeto de paisagismo equilibrado, ficou demais!

Mais imagens logo abaixo (clique para abrir em modo slide)!

Gostou deste artigo? Pode ser que se interesse por:

Curta nossa página no Facebook para acompanhar as novidades!

Java Stop

Java Stop

Java Stop
View Tube

View Tube

View Tube

View Tube

View Tube
Café Container

Café Container

Café Container

Café Container

Café Container

Café Container

Café Container

Café Container
Hummock Cafe

Hummock Cafe

Hummock Cafe
Sina's Cafe
Wai Wai 

Wai Wai 

Wai Wai 
Café Direct

Café Direct
Alina Cafe 

Alina Cafe 

Alina Cafe 
Urban Coffee Farm

Urban Coffee Farm
Long Bay Cafe

Long Bay Cafe

Long Bay Cafe

Long Bay Cafe

Long Bay Cafe

Fontes: Chadbourne + Doss, Inhabitat, Trip Advisor, Dicas de Mulherzinhas, Lugarzinhos Especiais, Vagner Lima Vamos Lá, Malas na Porta, Guia do Cafezinho, Flicker River Mind, Travel Eco, Karls Resource, Alina Cafe, Café Direct, Pacific Rim Construction, Idealog, CMS, Cubular.

6 comentários:

  1. Qual a documentação necessária para iniciar uma obra com container?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada em http://bit.ly/1xaT0U3 (para assinantes). Pode ser que te ajude. Abraço

      Excluir
  2. os custos com revestimento acústico e térmico são altos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os custos maiores são com a estrutura utilizada. O revestimento térmico e acústico é basicamente lã de rocha, vidro ou EPS. Dê uma passada em http://bit.ly/1tuSMES (para assinantes) pode ser que lhe ajude. Abraço

      Excluir
  3. Se eu colocar um contêiner no meu terreno o espaço ocupado por ele será considerado área construída?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como a construção com container será registrada na prefeitura, temporária ou permanente. Dê uma passada em http://bit.ly/1tuSMES (para assinantes), pode ser que lhe ajude. Abraço

      Excluir