Pin It button on image hover

Transportando sua Casa Container ou Movimentando o Container

O principal item a ser considerado para evitar gastos e inconvenientes é garantir que o terreno tenha livre acesso logístico. Caso não tenha, programe-se e previna-se antecipadamente deixando a postos os equipamentos necessários para içar e movimentar. Ocorre de alguns locais terem acesso limitado devido à portões, grades, fiação de postes ou muros. Considere que algumas vezes é necessário a retirada destes "obstáculos" para entrar com os containers. Se o seu caso é uma instalação em área rural, certifique-se de que estrada de chão é adequada para caminhões pesados. Retirar uma carreta de um atoleiro, não é tarefa fácil.  

Caso seja uma obra em que a fundação será realizada após a entrega dos containers, considere que haja espaço para armazená-los, seja no terreno ou na rua (considere autorização para isto). Caso seja uma instalação direta sobre um alicerce, certifique-se que o mesmo estará pronto no descarragamento e instalação dos containers. Por isso o desenvolvimento do projeto é importantíssimo. 

A empresa contratada pelo transporte e movimentação deve saber exatamente o que vai ter que fazer no local. Passe o máximo de informação possível para que a empresa faça uma simulação antes, se possível visitando o local. O fornecedor deve receber um plano de execução, ou seja, onde colocar e onde encaixar cada equipamento. Com as informações corretas, a empresa pode mensurar e prever mão-de-obra, equipamentos e acessórios. 


Certifique-se quais os equipamentos serão necessários no local: caminhão prancha, empilhadeira, guindaste ou grua, por exemplo. Lembre-se, caminhões comuns ou carretas não tem equipamentos para descarregar os containers no local, salvo se for um munck. Dependendo da obra, o caminhão munck não resolve pois é de alcance limitado e não consegue empilhar. Caminhões prancha são eficientes para descarregar, no entanto, precisam de uma área grande, geralmente cerca de 30 metros de área livre.

Nota: lembre-se que nem sempre a transportadora do container é a mesma empresa que movimenta localmente. O movimentador precisa de orientação profissional (técnico, arquiteto ou engenheiro) para fazer a instalação correta. 

Algumas transportadoras possuem suporte de segurança na carroceria para prender os containers diretamente nas castanhas inferiores.

Dois cuidados importantes antes de definir onde construir seu container:

  • Container com cortes de abertura: se você comprar um container apenas com cortes, certifique-se que o mesmo esteja com reforços, pois no transporte, conforme a distância e velocidade em que o caminhão chegar, o vento pode romper alguma estrutura do container. Certifique-se que as aberturas dos cortes estejam "fechadas" ou tampadas. Não é bom arriscar!
  • Container pronto: se você comprar o container pronto, preferencialmente deixe que as instalações com cerâmica ou porcelanato sejam realizadas no local, evitando assim possíveis descolamentos e até rachaduras nos acabamentos. Não é muito aconselhável transportar containers com acabamento, sendo o ideal ser realizado no local, assim como vidros e espelhos instalados.

Você pode perguntar: "E depois, vale a pena transportar minha casa, escritório ou loja container sem sofrer perdas em futuras mobilizações?"

Com certeza! O valor com potenciais perdas de acabamentos no transporte são mínimas dado o investimento em uma nova casa, escritório ou loja.

Fique ligado no Container SA que daremos diversas dicas para você iniciar seu projeto com container.

Gostou deste artigo? Pode ser que se interesse por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário