Pin It button on image hover

O Aço do Container é Resistente para a Construção Civil?

O container é fabricado com um aço especial chamado “aço Corten (ou Cor-Ten)” que corresponde ao padrão industrial japonês G3123, muito superior ao aço carbono que é comumente utilizado nas construções. O aço de "célula aberta" tem maior resistência a corrosão. Entre algumas diferenças podemos citar:

  • 40% a 75% mais forte que o aço comum
  • aderência superior de tintas e revestimentos
  • na sua liga existe anti-corrosivos

Levaria 100 anos para uma corrosão chegar a 1 mm de profundidade no aço Corten e 1,5 mm em ambientes altamente corrosivos. Por este motivo, este aço é muito utilizado em postes, estradas, navios de carga e em artes plásticas expostas ao ar livre. Oxida, mas não corrói. A longevidade do aço corten, caso não esteja pintado, é de 120 anos. Se a pintura for sempre renovada, pode-se dizer que a durabilidade é eterna. Obviamente que um contêiner de aço sem pintura irá enferrujar, mas são contêineres sem cuidado algum.


O aço Cor-Ten se protege por si só e apenas oxida, não enferrujando ou corroendo-se. Oxidação é diferente de ferrugem. A cor oxidada do Cor-Ten é laranja avermelhada, não uma ferrugem como no aço normal. Caso ocorra um avaria, o aço em contato com a umidade do ambiente forma uma "patina" de ferrugem protetora que evita a corrosão do substrato metálico. Abaixo símbolos encontrados em containers identificando o uso do material.


As normas de transporte marítimo e de comércio exterior são extremamente rigorosas e o contêiner, como "embalagem", tem vida útil. Seja pelo tempo ou pela condição física. Ainda que com a "validade vencida", sua estrutura fabricada com aço especial sobrevive gerações. Isto não significa que, ao ser utilizado em um projeto arquitetônico, não deva ser revisado criteriosamente. Neste status ele não é apenas um "contêiner" e sim uma construção de estrutura metálica que deve passar por um controle ou inspeção de qualidade antes de ser utilizado. Não espere garantias do fabricante de contêiner ou da empresa que lhe vendeu. Não existem garantias para equipamento usado, salvo exceções de empresas que juntamente com o fornecimento, fazem alterações estruturais a pedido do cliente. O contêiner tem uma construção robusta e segue normas ISO, inclusive tem sido considerado uma excelente alternativa para regiões que possuem terremotos e furações.


Fique ligado no Container SA que daremos diversas dicas para você iniciar seu projeto com container.

Gostou deste artigo? Pode ser que se interesse por:


Nenhum comentário:

Postar um comentário